IGP-DI tem alta de 1,18% em novembro, apontam dados do FGV Ibre

O chamado Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), registrou alta de 1,18% em novembro, depois de ter avançado 1,54% em outubro. O IGP–DI é uma das variações do IGP que utiliza a especificação “DI” para sinalizar que a coleta de dados do indicador aconteceu entre o primeiro e o último dia do mês de referência (nesse caso, novembro). 

Com o resultado do penúltimo mês do ano, o indicador acumula alta de 5,94% no ano e de 6,62% nos últimos 12 meses, salientou o relatório do FGV Ibre, publicado no último dia 6 de dezembro. “Em comparação, em novembro de 2023, o IGP-DI havia apresentado alta de 0,50% no mês, mas com queda acumulada de 3,62% nos 12 meses anteriores”, ressaltou a entidade.

Dentre os componentes do indicador, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) registrou alta de 1,66% em novembro, ante a alta de 2,01% observada em outubro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), por sua vez, caiu 0,13% no penúltimo mês de 2024, enquanto, em outubro, variou 0,30%. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,40% em novembro, ante a alta de 0,68% verificada em outubro.  

Conforme o que destacou o economista do FGV Ibre, Matheus Dias, “o IPA registrou alta menos intensa em relação a outubro, sendo influenciado pela desaceleração das commodities agrícolas”. Já “pelo lado do consumidor, a queda observada foi impactada pela tarifa de eletricidade residencial, que teve a adoção da bandeira tarifária amarela”, frisou ele. Enquanto “no índice de custo da construção, o recuo foi impactado pela desaceleração da mão de obra”, acrescentou Dias. 

Esses e demais dados e notícias sobre o andamento do Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) podem ser conferidos na íntegra da publicação feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da FGV.