Volume de serviços do país expandiu 1,2% em julho, revela pesquisa mensal do IBGE

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), publicada no dia 11 de setembro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de serviços do país cresceu 1,2% em julho, ante junho e na série livre de influências sazonais. Segundo o que destacou a entidade, “o setor de serviços se encontra 15,4% acima do nível de fevereiro de 2020 (pré-pandemia) e renova o ponto mais alto da sua série”. 

Já quando a comparação é feita com julho do ano passado (nesse caso, sem ajuste sazonal, por se tratar da mesma época do ano), o total do volume de serviços registrou expansão de 4,3% em julho deste ano. No indicador acumulado dos primeiros sete meses de 2024, por sua vez, o volume dentro desse segmento de economia e negócios subiu 1,8% ante o mesmo período de 2023. Enquanto “a taxa anualizada, indicador acumulado nos últimos doze meses, mostrou ganho de dinamismo ao passar de 0,8% em junho para 0,9% em julho de 2024”, acrescentou a PMS. 

Os dados do Instituto ainda apontaram que o crescimento de 1,2% do volume de serviços observado na passagem de junho para julho de 2024 foi acompanhado por três das cinco atividades de divulgação investigadas pela pesquisa — com destaque para os avanços de profissionais, administrativos e complementares (4,2%); e serviços de informação e comunicação (2,2%). 

A outra taxa positiva do mês veio de outros serviços (0,2%). “Em contrapartida, o setor de transportes (-1,5%) exerceu o principal impacto negativo sobre o total do volume de serviços, seguido pelos prestados às famílias (-0,2%)”, completou a publicação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. 

Esses e demais dados e informações sobre o assunto estão disponíveis na íntegra da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE.